Brindes

Algumas corporações não atinam para o fato de que também precisam se preocupar com o marketing e com a gestão da sua marca, um exemplo disso é quando falamos sobre brinde de volta às aulas, algo que muitas escolas não entendem a fundo.

Na prática, trata-se de uma estratégia de marketing, pois os alunos ou seus pais e responsáveis também precisam ser vistos como clientes, já que toda escola é uma empresa constituída, com CNPJ e contas para pagar.

Outros exemplos de empresas e marcas que podem acabar esquecendo desse aspecto mais prático incluem desde a área de saúde dos seres humanos até um pet shop para adotar cachorros, que faz bem aos animais de rua e afins.

De fato, todo negócio constituído precisa ter essa ótica, só quem pode declinar desse tipo de preocupação são as ONGs (Organizações Não-Governamentais). 

Sendo que, na verdade, até mesmo elas têm um fluxo de caixa e um marketing.

A única diferença é que não visam a questão da lucratividade, embora nem por isso deixem de ter o papel da receita e do caixa que não pode cair no vermelho. No caso das escolas, ter essa visão publicitária não implica falta de ética.

Pelo contrário, o marketing da escola precisa ser feito levando em conta justamente a idoneidade e os bons costumes da área. 

Afinal, toda escola tem, tal como qualquer empresa, sua missão, sua visão e seus valores.

Portanto, existe uma filosofia de trabalho que pode ser também a filosofia da marca, no sentido em que hoje se chama a cultura corporativa ou organizacional. 

Ela é que vai guiar as decisões mais práticas e comerciais, garantindo uma comunicação ética.

Assim como uma empresa da área de suporte de extintor, que trabalha com a segurança dos seus clientes, o que exige muito cuidado. 

A escola, por sua vez, lida com o futuro de centenas de crianças, que amanhã assumirão postos-chave na sociedade.

Além disso, também é preciso fazer ações de marketing como a dos brindes de volta às aulas por conta da concorrência. 

Afinal, nenhuma escola está sozinha no mercado ou mesmo em sua região, precisando pensar também na competitividade.

Diante de um cenário em que aparecem, quase que diariamente, novas escolas, empresas, estabelecimentos e negócios, no geral, sempre prestando os mesmos serviços de antes, porém mais barato, é preciso preocupar-se e muito com isso.

Até porque, mesmo que você tenha uma qualidade garantida, inquestionável e já conhecida por sua clientela, não podemos esquecer que o Brasil é conhecido por suas crises econômicas, o que pode obrigar seus clientes a procurarem outras opções.

Portanto, essas estratégias podem ser um modo de manter sua marca oxigenada, gerando conexão com os pais e alunos. 

Com isso garantindo que sua cota de mercado não apenas não estará ameaçada, como ainda poderá crescer de modo sério e sólido.

Isso também vem complementar outras estratégias mais abrangentes, como as tradicionais de ter um corpo docente diferenciado ou aquelas de melhorar sempre a infraestrutura, desde a cadeira escolar até a situação das quadras esportivas.

O brinde tem o diferencial de ser algo que ajuda os alunos e ainda impacta os pais, que vão conferir os itens quando a criança voltar para casa. 

Portanto, embora mais baratos, eles são mais abrangentes, como ficará claro adiante.

Por enquanto, o que precisa ficar claro é que decidimos escrever este artigo sobre a importância dos brindes de volta às aulas justamente por conta da abrangência do assunto, bem como do fato de que muitas escolas ainda ignoram essa visão mais ampla.

Entrar nesse assunto também implica trazer várias dicas práticas dos tipos de brindes que podem ser aplicados, como faremos no fim. 

Além do esforço de citar exemplos claros e ilustrativos que realmente ajudem qualquer escola ou leitor a praticar o que foi dito.

De fato, um dos pontos mais positivos de entrar nesse assunto é que hoje qualquer instituição de ensino pode encontrar com facilidade empresas que fabricam brindes, desde indústrias até gráficas que fazem carimbo grande personalizado.

Diante deste cenário, se o seu interesse mais prático e urgente é justamente o de compreender como essa estratégia simples de marketing pode melhorar sua relação com o público, então é só você seguir adiante até o fim desta leitura.

O que são esses brindes?

Comecemos lembrando que os brindes são um recurso utilizado há muitas décadas, que surgiram já nos primórdios do mercado e do surgimento das marcas.

Muitos deles permanecem até hoje, inclusive com a mesma estratégia de antes, que tinham a ver com certo acúmulo de funções. Por exemplo, agradar o cliente é apenas uma delas, já que o brinde também pode ostentar sua marca.

Ou seja, quando você presenteia o cliente já fidelizado com um item desses, é também um modo de ele se tornar algo como um garoto-propaganda da sua marca, que pode ser uma clínica especializada em veterinário de aves.

Isso pode ocorrer de dois modos, sendo o primeiro porque a marca é literalmente visível e só de carregar o objeto o usuário já o torna apelativo para as demais pessoas. O segundo é quando a pessoa indica ativamente seu produto ou serviço.

Naturalmente, ela faz isso por uma lógica de gratidão e de compromisso com seu ato inicial, que foi o de presenteá-la com um brinde. Isso já mostra como a estratégia é, no fundo, bem mais abrangente do que costumamos imaginar.

Basicamente, os tipos existentes de brindes são os seguintes, todos eles passíveis de serem aplicados também por uma escola:

  • Calendários;
  • Camisetas;
  • Canecas;
  • Almofadas;
  • Squeezes;
  • Marca-páginas;
  • Agenda;
  • Porta-lápis.

Enfim, são vários tipos, muitos dos quais ainda retomaremos abaixo, depois de deixar claro que esses brindes nada mais são do que um encontro perfeito entre as necessidades de determinados clientes e as intenções comerciais da empresa.

No caso da escola, é claro que um marca-páginas ou um porta-lápis podem ser não apenas úteis, como também passarem a fazer parte da rotina do aluno.

Já calendários e almofadas entram, entre outros, para aquele rol de brindes que citamos como tendo alto potencial de impactar também os pais e responsáveis.

Sem esquecer como é importante que todos os itens sigam de algum modo a identidade visual da marca. 

Assim, além do logotipo os brindes passam a ter as cores e até as tipografias que a escola já usa em sua comunicação.

Almofadas e calendários

Pode parecer óbvio dizer isso, mas é importante lembrar que o cliente pagante de uma escola é o pai ou responsável pela criança, e não ela mesma.

Por isso falamos, acima, sobre brindes como almofadas e calendários, que vão chamar mais atenção dos pais do que dos filhos. 

Uma dica prática nessa é pensar que qualquer um desses pode se tornar algo como uma fachada daquelas com letras caixas com LED.

Ou seja, um modo de impactar muito mais gente, já que pais de crianças costumam ter como amigos adultos que têm crianças da mesma faixa etária. Os mesmos que costumam frequentar sua casa, aumentando o círculo de impacto do brinde.

Também há brindes que são mistos, no sentido de que podem ser aproveitados ou pelos alunos ou por seus pais/responsáveis, como agendas, squeezes e afins.

Estratégias versus necessidade

Outro norte bem interessante na hora de definir quais brindes podem ser mais importantes, ou mais interessantes conforme o objetivo da empresa, é justamente colocar isso no papel e desenvolver um planejamento.

No fundo, você quer captar leads, atrair alunos, agradar os pais ou responsáveis pagantes, disseminar sua marca entre um círculo maior de gente ou qualquer outra coisa?

É fundamental definir isso antes, tal como uma fábrica de perfil de alumínio precisa saber do que precisa antes de sair investindo em marketing e publicidade.

Uma dica de ouro aqui é fazer o planejamento com base em duas colunas principais, que dividem a questão entre estratégias comerciais e necessidades do aluno.

Assim, você pode investir nos brindes que cumpram apenas as duas colunas, tornando a tática muito mais assertiva e vantajosa para todos os lados envolvidos.

É o caso das famosas camisetas, canecas, porta-lápis e demais itens que têm baixo custo relativo, porém, alto valor agregado em termos de uso e de alcance.

Pense na higienização

Por fim, gostaríamos de lembrar que, desde a crise da pandemia iniciada em 2021, os pais e responsáveis passaram a ter uma preocupação redobrada com a higiene.

Eles estão certos e, certamente, esse hábito veio para ficar, portanto, se a escola dispõe de um espaço com peças para brinquedão, por exemplo, que tal dar de brinde lenços umedecidos ou mesmo álcool em gel para quem for usar os brinquedos?

Certamente, com isso você vai beneficiar os alunos, tranquilizar os responsáveis e transmitir uma imagem muito mais idônea e engajada com boas causas.

Considerações finais

Sendo assim, os brindes de volta às aulas são muito mais do que um simples recurso ou ritual que a escola precisa praticar sem nem pensar no assunto.

Pelo contrário, com as informações e dicas que trouxemos acima, fica bem mais claro qual é a importância da estratégia e até onde ela pode chegar para ajudar a escola.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.