As empresas estão cada vez mais presentes nas redes sociais, impulsionadas pela promessa de novos clientes e pela perspectiva de melhora no relacionamento com eles. Por isso, o engajamento é a moeda mais valiosa de espaços virtuais.

 

Pensar em interação é trabalhar a comunicação com os stakeholders do empreendimento em questão. Como grupos de interesse no negócio, o comportamento destes em relação à empresa é de extrema importância para seu sucesso.

 

Por isso, a criação de conteúdo para as redes sociais é uma oportunidade valiosa demais para ser negada, mas é necessário atentar-se para as ações corretas, a fim de atrair o consumidor certo e mantê-lo interessado nos produtos da empresa.

 

O paradigma do marketing de atração, dominante na era digital, se vale da qualificação do potencial cliente como um modo mais eficaz de gerar consumidores com alto ticket médio e altos níveis de satisfação em empresas de aromatizantes para carros e diversas outras.

Por que o engajamento é importante?

O engajamento é um termo usado para definir o hábito de interagir com algum conteúdo publicado na web, seja ele um artigo, uma foto, um vídeo ou mesmo um comentário avulso em fóruns ou redes sociais. Pode ser descrito como o ato de responder a uma mensagem.

 

As plataformas virtuais crescem quando visitantes estabelecem uma comunicação de via dupla entre si, por isso, seus algoritmos valorizam a capacidade de engajar o público. A relevância de uma página virtual é definida pela rede de mobilizações que cria.

Criando uma comunidade engajada

Desenvolver o interesse do público a ponto de mantê-lo interativo nas publicações pode ser uma meta difícil para muitas empresas, uma vez que ainda existe uma resistência no consumo de publicidade pelo usuário.

 

Para vencer essa barreira, é necessário aproximar a marca do cliente e qualificar a propaganda, de modo que o consumidor visualize valor intrínseco a ela, independentemente da compra de qualquer produto. Alguns modos de criar uma comunidade engajada são:

1 – Melhore a frequência de publicações

O engajamento nas postagens é medido pelo número de reações, comentários e compartilhamentos, seja em sites ou nas redes sociais. O interesse da audiência em seu conteúdo também é impactado pela frequência de publicações.

 

Esta deve ser constante e estar associada ao perfil da empresa e do público-alvo. Uma conta ou site de notícias, por exemplo, vai apresentar mais postagens por semana se comparada a uma empresa de coleta de recicláveis, por exemplo.

 

Três vezes na semana é um fluxo leve de publicações, adequados para propostas de conteúdo mais denso, como artigos. Fotos e vídeos de curta duração podem ser publicados todos os dias ou em dias alternados no decorrer de uma semana.

2 – Crie um visual atrativo

O uso de imagens ou vídeos é mais eficiente para manter a atenção da audiência, um recurso já visto em camisetas personalizadas, com resultados promissores em testes que compararam o tempo de tela do usuário em arquivos de texto e de audiovisual.

 

Para explorar todas as possibilidades do uso de imagens e vídeos, é fundamental salientar a importância de um designer ou profissional com conhecimentos em diagramação, tipografia e teoria das cores na criação de imagens para perfis comerciais.

 

A hierarquia de objetos em tela também é um item crucial na criação de um visual atrativo. Analise as características que definem sua empresa e o quanto elas são compatíveis com os interesses do usuário para construir uma identidade engajadora.

3 – Adicione uma voz de marca

A humanização de marcas é a tendência mais perceptível do momento em grandes empresas, diante de sua presença na maior parte das redes sociais. A construção de avatares que emulam uma pessoa envolve imagem e voz.

 

Na imagem, nomes próprios e pronomes ajudam a humanizar a representação pública do negócio no contato com o cliente. A voz de marca se manifesta no atendimento e permite a interação com a audiência nos comentários de publicações, e assim em diante.

 

A humanização de marcas é um item importante na criação de uma identidade forte, uma estratégia que também faz parte do mundo offline, vista na confecção de uniforme personalizado lanchonete ou de uma vitrine.

 

É essencial que a voz de marca reflita os valores e as características de seu público-alvo, além de conter uma personalidade cativante para o cliente. Por essas razões, o estudo e a segmentação do usuário é tão importante para empresas no contexto virtual.

4 – Diversifique o conteúdo

Publicar o mesmo formato pode diminuir o interesse da audiência ao decorrer do tempo, prejudicando o engajamento nos canais da empresa. Reunir trabalhos em texto, áudio e vídeo é tão importante como a abordagem multichannel.

 

Esse tipo de abordagem envolve o uso de múltiplas plataformas para representar a marca e aumentar suas perspectivas de atração do consumidor. Com o desenvolvimento de ferramentas de integração, tal paradigma abre espaço para o conteúdo omnichannel.

 

A diferença entre ambos se fixa na capacidade de integrar conteúdo diversificado. O usuário atual da internet participa, simultaneamente, de muitos canais e adapta, de maneira intuitiva, suas formas de interação à dinâmica de cada plataforma.

 

As empresas devem se comportar da mesma maneira. Uma rede social que limita a quantidade de texto deve mobilizar ações que copywriting que resumam informação em poucas linhas. Um blog institucional, por outro lado, deve aprofundar o uso de dados.

5 – Busque parcerias

As parcerias são essenciais para um perfil que está iniciando suas atividades nas redes sociais ou em qualquer outra plataforma. Representam a chance de conquistar seu próprio público pela exposição à audiência de um criador de conteúdo mais experiente.

 

Por isso, conquistar parcerias em seu segmento, em anúncios de chaveiro para empresas, por exemplo, pode melhorar muito o engajamento de postagens e acelerar o desenvolvimento de sua plataforma, melhorando as projeções de resultados no curto prazo.

 

Perfis de divulgação nas redes sociais, nichados para a sua área e outros produtores de conteúdo que continuamente apresentam novos rostos para o seu público são um alvo valioso. Muitos desses são mais propícios a fechar acordos.

 

Para as empresas do segmento comercial, os influenciadores digitais são uma forma efetiva de conquistar mais clientes para o seu negócio. Fechar um anúncio em sua rede também pode ser um modo de atrair mais usuários interessados e melhorar o engajamento.

6 – Realize ações promocionais

As ações promocionais acontecem sob a forma de liquidações, sorteios e concursos, eventos que costumam engajar um alto número de pessoas. Se o objetivo é reviver uma página morta ou lançar um novo produto, isso pode ser o pontapé ideal.

 

O diferencial das ações promocionais em relação a outros recursos de marketing é sua capacidade de atrair clientes com rapidez, em um número que está muito além da média do negócio. Isso acontece por seu impacto nas tendências do usuário, como:

 

  • Adquirir produtos essenciais em valores atrativos;
  • Aproveitar uma nova oportunidade;
  • Medir o valor de um recurso em relação à demanda;
  • Receber benefícios gratuitamente;
  • Participar de ações de grupo.

 

Para realizar sorteios e concursos, por exemplo, é importante que a empresa se atente para as regras estipuladas por lei e construa diretrizes claras de participação e recebimento dos prêmios e brindes personalizados, a fim de evitar problemas no futuro.

7 – Reconheça os interesses do público

Para a execução de qualquer estratégia de marketing para a internet, é fundamental organizar uma pesquisa de interesse do usuário, com o objetivo de reconhecer quais são seus padrões de comportamento na web e quais são os temas que captam sua atenção.

 

Muitas ferramentas gratuitas permitem a visualização dos interesses de determinado público-alvo. Além de auxiliar na definição de aspectos como a frequência de postagens, reconhecer os gostos de sua audiência guia na produção de conteúdo de qualidade.

 

Uma forma de compreender o cliente é avaliar o desempenho de buscas relacionadas ao tipo de produto que está anunciando, como caneta executiva personalizada em relação a uma gráfica especializada em estampas.

 

Além de ferramentas virtuais multiplataforma, o criador de conteúdo pode editar um questionário de satisfação do cliente e disponibilizá-lo nos canais da marca. Essas fichas virtuais são organizadas por aplicativos ou por um desenvolvedor.

8 – Faça enquetes

Os recursos interativos estão presentes em muitas redes sociais, incluindo as votações. Com opções de múltipla escolha ou barras de opinião, as enquetes são recursos simples, usualmente aplicados aos stories, capazes de incentivar o engajamento de seu público.

 

As enquetes são essenciais para o sucesso de uma estratégia de marketing, uma vez que atuam na construção de uma cultura de interação na audiência de determinado perfil. O recurso pode ser usado no anúncio de uma necessaire box personalizada.

Conclusão

O engajamento da audiência é um fator de extrema importância para a geração de leads e a captação de clientes, além de impulsionar um relacionamento mais estreito com o consumidor. Uma plataforma interativa saudável é um dos melhores recursos em marketing.

 

Em um mercado onde a fidelização do cliente representa um instrumento valioso no desenvolvimento da estabilidade financeira e na curva de crescimento de uma marca, implementar ações que promovam maior engajamento é uma questão de sobrevivência.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.