O e-commerce, popularmente conhecido como comércio eletrônico, trata-se de um site de vendas pela internet, pertencente a uma única empresa, podendo ser este um revendedor ou fabricante.

Essa modalidade de compra e venda se tornou uma das principais tendências, tanto que alguns especialistas acreditam que, em um futuro próximo, ela pode substituir as compras presenciais.

As compras pela internet já eram uma promessa de sucesso, mas foi em 2020 que essa modalidade foi impulsionada e, desde então, vem se tornando cada vez mais comum entre os consumidores de todas as idades.

É possível encontrar todo tipo de produto e uma boa variedade de serviços à venda e por um preço mais atraente, além do conforto de poder adquirir tudo sem sair de casa.

Os consumidores já entenderam essas vantagens, e com apenas alguns toques em seus smartphones, compram com mais facilidade. Analisando por esse lado, podemos dizer que ter uma loja online é colocar seus produtos nas mãos dos clientes.

A qualquer momento, eles poderão ser vistos e atrair a atenção das pessoas, e para saber como não perder essas oportunidades, não deixe de ler este artigo.

Vamos explicar o conceito de e-commerce, por que vale a pena investir nessa plataforma de vendas, além de algumas dicas para abrir o seu próprio site. Confira!

E-commerce: entenda sua definição

Também conhecido como comércio eletrônico, os e-commerces tratam-se de empresas que realizam o processo de vendas pela internet. O que inclui todas as transações comerciais, desde a divulgação da mercadoria até o pagamento.

Entretanto, quando se fala em e-commerce, é importante entender que ele vai muito além da criação de uma plataforma como um website, uma vez que apresenta diferenças em sua estrutura que é totalmente digital.

Ao contrário de uma clínica de cirurgias gerais que precisa trabalhar com o atendimento presencial dos pacientes, uma plataforma e-commerce realiza o atendimento e a venda pela internet, além de outras automações, como:

  • Marketing;
  • Controle de finanças;
  • Estoque;
  • Pagamentos.

Por conta disso, o trabalho de gestão torna-se muito mais facilitado, apesar de ser necessário ter mais atenção com as questões logísticas. De qualquer forma, ele traz uma série de vantagens.

Por que vale a pena investir?

Existe uma série de razões e vantagens para um negócio começar a investir em uma plataforma e-commerce, das quais as principais são:

  1. Mercado em crescimento;
  2. Possui baixo investimento;
  3. Funcionamento 24 horas;
  4. Vendas em larga escala;
  5. Fácil acompanhamento;
  6. Maior acessibilidade.

Para ficar mais claro, em primeiro lugar, o e-commerce está inserido em um mercado em expansão no Brasil e no mundo.

No entanto, além desse crescimento contínuo, o investimento também é menor, já que uma plataforma de vendas não demanda gastos como aluguel, mobília, água, luz, entre outros.

Tudo o que o empreendedor precisa fazer é encontrar um domínio, escolher uma plataforma, definir os meios de pagamento e cadastrar os produtos.

A principal vantagem do comércio eletrônico é o fato de que ele funciona 24 horas por dia, nos sete dias da semana.

Em outras palavras, uma loja na internet que vende produtos para clínicas de ninfoplastia a laser, por exemplo, pode lucrar a qualquer momento, ao contrário dos estabelecimentos físicos que funcionam em horário comercial.

Outro ponto a favor é a possibilidade de vender para o país todo e até para o exterior. O e-commerce não possui barreiras geográficas, no entanto, é necessário ter um bom planejamento logístico para fortalecer a presença do negócio.

Por meio de uma boa ferramenta, também é possível acompanhar o estoque, faturamento e ter acesso a relatórios essenciais sobre a satisfação dos clientes, número de visitantes no site, trabalho dos fornecedores, entre outras informações.

Por fim, é uma maneira acessível de marcar presença na internet e lucrar com isso, algo muito importante para as pequenas e médias empresas.

Contudo, para ter acesso a todas essas vantagens, é essencial saber criar uma plataforma e-commerce, como ficará claro mais adiante.

Como construir uma plataforma e-commerce?

Quem pretende entrar para o comércio eletrônico, precisa saber como fazer isso. Apesar de não ser difícil, é necessário estar atento a alguns passos. São eles:

Criar um site

Hoje em dia, criar um site é uma tarefa muito mais simples do que antigamente, principalmente quando analisamos o ponto de vista técnico. Existem duas opções, sendo a criação de uma plataforma ou criar a loja por meio de um CMS.

Se uma empresa de lavagem de tapetes grandes optar por uma plataforma, o ideal é escolher as mais conhecidas.

Por outro lado, se for criar a partir de um CMS, uma boa opção é o WordPress, visto que ele é ideal para quem deseja ter um website ou blog.

Ele possui vários temas voltados para quem quer criar um e-commerce, além de que algumas opções são gratuitas. Mas, para customizar e instalar, é necessário ter paciência.

Isso significa que durante esse processo não há espaço para displicência, principalmente tendo em mente que uma plataforma de vendas precisa ser funcional e atraente.

Os produtos precisam ser bem organizados por meio de categorias e subcategorias que sejam de fácil compreensão para o consumidor, pois é isso que garante ao comprador encontrar o que precisa.

Escolher um servidor

É fundamental prevenir problemas técnicos, e a melhor maneira de fazer isso é no momento de selecionar o servidor.

Só assim o site não vai enfrentar problemas típicos, como lentidão ao carregar as páginas ou quedas constantes quando muitas pessoas acessam ao mesmo tempo, o que pode acontecer quando há promoções, por exemplo.

Selecionar os meios de pagamento

O sistema de cobrança de uma plataforma e-commerce precisa ser seguro, afinal, os clientes inserem informações pessoais no site para fazer suas compras.

Em uma clínica de nutrição, o pagamento é feito diretamente no estabelecimento, mas no e-commerce, todo o processo será realizado pelo site.

Para que a transação seja segura, existe a possibilidade de criar um sistema direto, onde o “caixa” fica dentro da própria plataforma. Outra opção é o pagamento indireto, que conta com o auxílio de um subadquirente para funcionar.

A vantagem da opção direta é que ela é mais rápida e prática, mas alguns consumidores não se sentem confortáveis ao inserir suas informações em um sistema desconhecido.

Nesse sentido, para negócios que ainda estão começando, optar pelo sistema indireto é uma maneira de quebrar objeções e conquistar a confiança dos clientes.

Organizar o estoque e a logística

Os pontos críticos da criação de um e-commerce são logística e estoque, pois se a demanda de produtos não for bem estimada, o negócio pode perder vendas.

Por outro lado, o excesso de mercadorias também é prejudicial, já que muitos produtos podem ficar parados no estoque. Quando isso acontece, é necessário realizar promoções que geram lucro financeiro.

Uma clínica de harmonização facial não tem esse problema porque a demanda acompanha a disponibilidade dos serviços, e é dessa forma que a plataforma de vendas deve funcionar.

Outro ponto vital é a armazenagem de produtos, principalmente no caso de mercadorias que precisam de estocagem especial. A boa notícia é que esse serviço pode ser terceirizado.

Ademais, o transporte deve ser de qualidade. Por essa razão, muitas lojas virtuais utilizam empresas que trabalham para outras empresas, como um restaurante de comida fit delivery ou os Correios.

Só não pode esquecer de que é fundamental adequar o transporte ao tipo de produto vendido, o prazo combinado e a urgência do cliente.

Quanto à parceria com transportadoras, esta deve ser feita levando em conta o volume de despachos, pois é a melhor maneira de garantir frete baixo, algo que, sem dúvidas, torna o negócio mais competitivo.

Também é importante fazer como um fabricante de letreiro de led personalizado e se atentar à área de cobertura da transportadora, pois ela deve ser compatível com a localização do público.

Cuidar do atendimento ao cliente

Por fim, qualquer empresa, inclusive o e-commerce, precisa de um bom canal de atendimento ao cliente, pois é por meio dele que o negócio recebe feedbacks e esclarece dúvidas.

Os consumidores precisam ter uma forma de entrar em contato, principalmente quando desejam fazer uma troca ou solicitar um reembolso.

A inexistência desse canal ou sua ineficiência aumenta o número de reclamações e com o passar do tempo, a reputação do negócio começa a despencar. Se o comprador perder a confiança, com certeza as vendas e o faturamento serão prejudicados.

Conclusões finais

Tanto um fabricante de totem luminoso que vende seus produtos pela internet quanto um pequeno e-commerce, têm na internet ótimas oportunidades de vendas, mas é necessário saber trabalhar duro para alcançar o sucesso.

Essa modalidade de compra e venda é uma tendência forte e que veio para ficar, tanto que, futuramente, pode vir a substituir as vendas presenciais. Portanto, abrir um e-commerce é acompanhar as preferências dos consumidores.

Neste artigo, você aprendeu um pouco mais sobre esse assunto e descobriu tudo o que precisa fazer para criar uma plataforma de sucesso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.