Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia que vem ganhando cada vez mais espaço dentro do marketing, principalmente nas estratégias digitais, por conta das possibilidades que abrangem este formato.

Com o objetivo de engajar o público-alvo de uma empresa, conseguir atrair mais consumidores e manter os que já possuem, o marketing de conteúdo tem sua base na criação de conteúdos que sejam relevantes e não fazem promoção direta.

Deste modo, uma assistência apple macbook pode criar materiais que sejam atraentes e informativos sobre os aparelhos para que os clientes sempre saibam como cuidar e o que deve ou não ser feito quando houver problemas em suas máquinas.

O marketing de conteúdo passou a ganhar força com a presença da internet no cotidiano de pessoas e empresas, sendo este um ambiente onde a indústria passou a explorar e buscar forças para se consolidar ainda mais dentro dos seus segmentos mercadológicos.

O que acabou fazendo com que diversos formatos de conteúdos em mídias e textuais surgissem para atrair o público-alvo de várias maneiras, em diversos meios de linguagem e com as melhores experiências que poderiam convertê-los em leads.

O que pode ser muito vantajoso quando se está relacionado a empresas que estão começando, como um microempreendedor de cordão personalizado ou organizações que procuram se estabelecer no meio digital.

Etapas para a criação de conteúdos

As etapas para uma empresa elaborar uma estratégia de marketing de conteúdo podem ser divididas em cinco fases, sendo elas:

  • Planejamento;
  • Criação da persona;
  • Elaboração de conteúdo relevante;
  • Canais de distribuição;
  • Acompanhamento de resultados.

É pelo planejamento que serão estipuladas as metas que o conteúdo deve ter, assim como todo empreendimento tem metas, incluindo uma aula de direção baliza, para que o resultado possa ser alcançado.

Após esse planejamento, é importante criar a persona, que é para quem os conteúdos serão destinados. Essa persona pode ser criada de diferentes meios, a partir de dados em torno do público-alvo para entender o que atrai e poder basear o planejamento sobre isso.

Desde os formatos de textos ou visuais ou sonoros, a criação dos conteúdos pode ter um vasto campo do qual podem ser escritos, de modo que sejam relevantes para o leitor, e que atraia seu interesse, para que o investimento seja válido.

Os canais de distribuição também são uma parte importante do processo, porque, ao se conhecer a persona, é possível saber quais são as plataformas de comunicação que é mais utilizada, assim, o conteúdo ganha maior destaque.

Logo, uma oficina mecânica ford pode ganhar mais relevância ao utilizar uma plataforma de vídeos e mídias sociais para fazer seus conteúdos relevantes sobre o mundo automobilístico, enquanto um anúncio de inauguração de loja combina com e-mails.

Após todas as etapas, é importante que os resultados dessa estratégia de marketing de conteúdo seja avaliada para que seja possível entender o que funciona e o que deve ser descartado ou remodelado.

Uma maneira de se entender isso é vendo as interações dos clientes com o conteúdo, bem como as palavras-chaves que foram utilizadas, para analisar como está o seu posicionamento nos motores de busca. 

Principais benefícios de usar o marketing de conteúdo

Quando uma empresa de câmbio automático decide usar o marketing de conteúdo, acaba ganhando algumas vantagens além das que se imagina, e com isso, pode conquistar seus objetivos dentro do mercado com maior facilidade.

1. Aparecer em plataformas de busca

As páginas de busca são o principal lugar para que uma empresa possa alcançar o objetivo de ganhar notoriedade, pelo fato de que são esses ambientes online que os consumidores entram para encontrar o que estão procurando, como dúvidas, dores e curiosidades.

Sendo uma boa forma para se ficar conhecido, as plataformas de busca acabam destacando páginas como sites ou blogs que contenham as palavras-chaves das quais o usuário digitou da barra de pesquisa. São as estratégias de SEO.

O Search Engine Optimization auxilia na otimização de uma página, ou seja, no bom rankeamento de um blog, o que aumenta as chances de atrair a atenção do consumidor que pode vir, futuramente, a se tornar um cliente.

As plataformas de busca também podem contribuir ao apresentar o marketing de conteúdo com o que possa ter ligação ao que foi pesquisado, ainda que não seja a ideia principal da busca do usuário.

2. Tráfego nos canais da empresa

O marketing de conteúdo garante que uma página no formato de blog ou de site consigam bons números de tráfego por entre suas abas e suas postagens, principalmente se estiver bem estruturado.

As estratégias de SEO e até mesmo o layout podem contribuir com a facilidade para que os consumidores acessem a página.

Como o site de uma marca de persiana de teto motorizada, que pode conter desde o portfólio, explicações sobre como funciona e conteúdos, fazendo o uso de SEO, de como encaixar a cortina corretamente no ambiente, torna tudo atraente para o consumidor.

3. Aumento de leads

O marketing de conteúdo é um dos principais meios para  aumentar os leads de uma empresa. Isso porque, por meio dos conteúdos de uma página, um conteúdo valioso é capaz de conduzir diretamente, ou indiretamente, pelo funil de vendas.

Construído em várias etapas, o funil de vendas é o percurso do qual um usuário faz desde o topo, onde teve seu interesse captado, até o meio onde os conteúdos sobre o produto ou serviço podem despertar a curiosidade, para no fim, finalizar uma venda.

Esse aumento de leads também pode ser feito através de conteúdos, que demandam a realização de um cadastro para que os usuários possam receber conteúdos exclusivos como uma newsletter, por exemplo.

Assim, a empresa sabe como é o perfil do usuário e começa a criar estratégias para que eles sejam fidelizados em algum processo de compra posterior, por se identificarem com o anúncio que a empresa fez.

4. Criar relacionamento e fidelização

Criar um elo entre empresa e consumidor pode trazer grandes benefícios para ambas as partes, o que é algo que se intensifica ainda mais com o marketing de conteúdo, posto que o público pode se identificar, e com isso, criar laços por meio de vendas.

Como um alternador carro que, quando uma empresa apresenta conteúdos relevantes sobre o assunto, acaba interessando aqueles que gostam do ramo e que podem acabar comprando, criando uma relação com eles.

As redes sociais também colaboram para esse relacionamento, visto que a interação por essas plataformas tem a possibilidade ser feita de maneira direta e que pode fidelizar ainda mais esse consumidor, que sente que pode contar com a empresa quando ele precisar.

Esse sentimento possibilita ao negócio a chance de criar estratégias para que essa fidelização renda vendas para pessoas do ciclo social do seu consumidor, como uma divulgação gratuita do produto ou do serviço.

5. Tornar autoridade no assunto

Quando se cria conteúdos relevantes com uma certa frequência, e estes conteúdos contém informações importantes, a empresa é considerada um ponto de referência no assunto sobre aquele departamento.

Isso apresenta o empreendimento como  uma autoridade no assunto, porque há um estudo e conhecimentos aprofundados em relação ao que a empresa oferece, tanto aos seus produtos como aos seus serviços.

Isso pode ser um fator que contribua com o aumento do engajamento que se irá ter, porque o público será capaz de notar que o conteúdo é apresentado com um certo conhecimento, o que é capaz de aumentar as visualizações e os seguidores nas mídias sociais ou nos blogs.

Essa reputação que se cria acaba contribuindo também para que as vendas e o número de visitantes e tráfego aumentem nas páginas, o que torna mais fácil para que os objetivos sejam atingidos, bem como a estabilidade no mercado.

Considerações finais 

O marketing de conteúdo é uma estratégia que vem ganhando mais força com o passar dos anos, e com a introdução cada vez maior das redes sociais, esse relacionamento que vem se criando entre consumidor e empresa torna-se ainda mais forte.

Dentro de qualquer segmento mercadológico, desde rede de proteção janela basculante até sobre cuidados com pets em locais pequenos, o marketing de conteúdo se mostra como uma estratégia importante por sua relevância, o que pode despertar o interesse dos leads.

Com diversas possibilidades de criação e distribuição, os conteúdos devem ser bem planejados pela empresa para que possam obter seus resultados e alcançar os seus objetivos da melhor forma.

Afinal, deste modo, não alcançam somente uma visibilidade dentro do mercado que atuam, como também uma estabilidade e uma referência para os consumidores e seu ciclo social, bem como para a concorrência.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.