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O marketing médico reúne estratégias muito importantes para divulgar o trabalho desses profissionais, atrair pacientes e fidelizá-los. Contudo, é fundamental saber colocar essas ações em prática sem ferir as imposições do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Hoje em dia, as pessoas estão mais preocupadas com a saúde, e quando querem saber alguma informação ou apresentam algum possível sintoma, rapidamente procuram informações na internet.

O Google se transformou em uma plataforma que pode esclarecer tudo sobre sintomas e até mesmo ajudar as pessoas a encontrarem especialistas bem avaliados.

Isso significa que cada vez que alguém procura alguma informação na internet, é a chance do médico de atrair um novo paciente ou até mesmo de fidelizar aquele que já passou por seu consultório.

Os profissionais precisam trabalhar com estratégias capazes de atrair pacientes e fidelizá-los. Entretanto, os resultados só vão aparecer se o profissional souber colocar essas ações em prática.

Só que o primeiro passo é compreender um pouco mais sobre esse assunto, e é exatamente sobre isso que este artigo irá tratar.

Vamos explicar o conceito de marketing médico e dar algumas dicas para fidelizar os pacientes que você já tem. Confira!

Entenda o que é marketing médico

O marketing médico nada mais é do que um conjunto de ações que ajudam a promover um profissional ou empresa da área da saúde, tendo como objetivo conquistar pacientes, fidelizá-los e aumentar o faturamento.

Suas estratégias melhoram a percepção do público em relação aos serviços oferecidos, além de ajudarem a construir a autoridade do profissional no mercado em que atua.

Assim como um fabricante de cortina persiana sob medida divulga seus produtos e serviços na internet por meio das estratégias de marketing digital, o marketing médico oferece tudo o que esses profissionais precisam para atrair pacientes e fidelizá-los.

Mas não basta apenas colocar essas estratégias em prática, é necessário saber como fazer isso, e uma das melhores maneiras é trabalhar com marketing personalizado. O melhor caminho para alcançar objetivos estratégicos.

Por que o marketing médico é fundamental?

Alguns acreditam que o marketing médico é apenas uma ação que autopromove um profissional da saúde, mas, na verdade, é importante por diversas outras razões.

Os médicos, assim como as clínicas e hospitais, precisam ter conhecimento naquilo que faz, formação adequada, experiência, investir em uma estrutura física apropriada e oferecer um atendimento impecável aos pacientes.

Só que de nada adianta fazer tantos investimentos em infraestrutura, cursos e especializações, se o trabalho do profissional não chega ao conhecimento das pessoas certas.

Existem milhares de cardiologistas no país, mas as pessoas que precisam dessa especialidade só vão saber que determinado profissional a atende se ele investir em divulgação.

É claro que as estratégias de marketing médico não são tão liberais quanto às ações de publicidade usadas por outros tipos de empresa, como uma especializada em auto de vistoria corpo de bombeiro.

Mesmo assim, e diante de algumas imposições, trabalhar essas estratégias é fundamental para qualquer profissional ou empresa da área da saúde.

A importância de fidelizar pacientes

Como falamos anteriormente, as estratégias de marketing médico não ajudam apenas a atrair pacientes novos, mas também fidelizam aqueles que já se consultam com o profissional.

Fidelizar nada mais é do que fazer com que uma pessoa se torne fiel a uma marca ou profissional, voltando a fazer negócios mais vezes.

Da mesma forma, um paciente fiel é aquele que vai voltar ao seu consultório mais vezes, portanto, não vai procurar outro profissional para se consultar.

Algo que todas as clínicas, hospitais e consultórios desejam é que seus pacientes retornem e marquem novas consultas, toda vez que precisarem. Mas, para isso, é necessário investir em algumas estratégias.

Esta ação é algo que requer tempo e que existe muita dedicação por parte da empresa, contudo, quando é bem trabalhada, traz resultados constantes e de longo prazo.

Isso acontece, por exemplo, quando o consumidor se sente plenamente satisfeito com os serviços prestados por uma empresa de impermeabilização de estofados.

Da mesma forma, os pacientes precisam deixar o consultório satisfeitos e com a certeza de que fez uma boa escolha. Se isso acontecer, vai ficar mais fácil atrair essa pessoa novamente e ela vai se sentir muito mais confiante para procurar seus serviços.

Pacientes fiéis se tornam verdadeiros embaixadores do médico, clínica, entre outros profissionais do ramo e falam bem do atendimento para sua rede de contatos.

O hospital precisa criar um plano de fidelização, que tem como objetivo estabelecer um relacionamento estável e duradouro com os usuários, e dentro das estratégias de marketing, existem muitas ações voltadas para o plano de fidelização.

Dicas para fidelizar seus pacientes

Quando uma empresa de ar condicionado quer fidelizar seus clientes, investe em ações específicas para esse propósito. Os profissionais da saúde também podem usar algumas ferramentas desse tipo, e dentre as principais estão:

1.    Cuidar dos pacientes insatisfeitos

Provavelmente, um paciente insatisfeito vai voltar a se consultar com o profissional, mas ainda assim, é muito importante gerenciá-lo para evitar que ele fale mal da clínica ou do seu consultório com outras pessoas.

Assim como a propaganda boca a boca é muito poderosa, o contrário também pode causar muitos estragos, principalmente na internet, onde a informação circula muito rápido. Em pouco tempo, a reputação pode ser arruinada.

Para evitar que o problema cresça muito, o médico deve mostrar para as pessoas que se interessa realmente por elas.

Nesse sentido, a clínica pode perguntar por que a pessoa está insatisfeita e pedir desculpas por alguma coisa que possa ter acontecido.

Assim como uma empresa construção civil, clínicas, hospitais e consultórios podem fazer pesquisas de satisfação, de modo a descobrir o que pode fazer para melhorar seus serviços.

É fundamental fidelizar os pacientes para que eles se sintam emocionalmente satisfeitos. Obviamente, não podem categorizar e avaliar os conhecimentos técnicos de um médico, mas podem sim falar muito sobre o aspecto humano do atendimento.

2.    Usar o e-mail como canal de contato

Para fazer o paciente se lembrar de você e voltar, nada melhor do que manter contato com ele, e o e-mail é uma das melhores formas de fazer isso.

Essa estratégia demonstra atenção e carinho com as pessoas e prova que a clínica se lembra delas, além de que muitos assuntos podem ser abordados nesses e-mails, como:

  • Mensagens em datas especiais;
  • Conteúdos sobre o procedimento realizado;
  • Lembretes de consulta;
  • Lembretes de check-up.

Para não perder tempo e trabalhar essa estratégia da melhor maneira, é fundamental contar com uma ferramenta de automação de e-mail marketing.

3.    Investir em marketing de conteúdo

Por meio do marketing de conteúdo, uma gráfica de banner impressão digital aborda assuntos relacionados ao seu mercado de atuação e que sejam do interesse de seu público.

Os médicos, mais do que ninguém, precisam investir em marketing de conteúdo para atrair e fidelizar pacientes, principalmente tendo em vista o hábito que as pessoas adquiriram de pesquisar sintomas e informações sobre saúde na internet.

Quando o paciente acessa o blog do seu consultório, precisa encontrar uma grande quantidade de conteúdos relevantes e interessantes sobre a sua especialidade médica e que condizem com os seus interesses.

Se uma gestante acessar o blog de um obstetra e encontrar materiais que falam sobre a formação do bebê, sintomas da gravidez, como evitar manchas na pele nessa época, dentre outros conteúdos, rapidamente vai se identificar com esse profissional.

É a mesma coisa que acontece com uma empresa de climatização de ambientes e qualquer outra que invista em conteúdo.

Para qualquer profissional da saúde, é fundamental que as pessoas se identifiquem com eles, pois isso fará com que se tornem fontes confiáveis.

Além de atrair aquelas pessoas que nunca estiveram no seu consultório, o marketing de conteúdo reforça sua imagem de autoridade para quem já passou pelo consultório, fazendo com que retornem.

4.    Garantir uma boa comunicação

Por fim, mas não menos importante, procure ouvir atentamente seus pacientes. Seja por e-mail, nas redes sociais ou dentro do consultório, faça perguntas para eles e explique tudo o que precisam saber.

O médico deve evitar termos técnicos e muito complicados, pois eles atrapalham a comunicação com o paciente e pode até mesmo fazer com que ele se sinta insatisfeito.

Não se esqueça de reunir todos os pontos de contatos de seu paciente, pois isso vai mantê-lo informado sobre assuntos importantes.

Por exemplo, um escritório de arquitetura pode definir com o seu cliente a instalação de uma divisória de quarto com drywall por e-mail, evitando que precisem se deslocar para falar sobre isso.

Considerações finais

O marketing médico é fundamental para que os profissionais da saúde possam divulgar seus serviços para aqueles que precisam.

Além disso, posiciona o médico como alguém disposto a ajudar e a resolver os problemas de seus pacientes e futuros pacientes.

Por meio das estratégias que mostramos aqui, eles também conseguem fidelizar pessoas que já passaram por seu consultório, o que traz mais segurança profissional e vantagens para os dois lados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.