clínica

O universo do marketing digital parece trazer novidades todos os dias, de modo que fica difícil acompanhar. Porém, algumas podem ser realmente importantes para uma clínica, como é o caso de aparecer com destaque no Google.

Além disso, nem sempre as várias inovações que circulam pela internet são bem compreendidas, de maneira que não é incomum ver empresários e gestores tentando aplicá-las sem sucesso, depois colocando a culpa na internet.

Na verdade, o mais provável é que a culpa seja de quem está aplicando ou de quem dissemina tais recursos sem explicá-los corretamente. 

Portanto, o mais importante é compreender seriamente uma estratégia e implementá-la com responsabilidade.

No caso dos grandes motores de busca, por exemplo, como o próprio Google, não tem como se enganar por muito tempo. É só abrir a plataforma e pesquisar por algo como adesivação de parede personalizado, procurando seu site nos resultados.

Lembrando que se você faz a pesquisa pelo seu próprio computador, no qual você já acessou sua página muitas vezes (fazendo com que ela ficasse salva nos cookies do seu navegador), então é preciso fazer a busca por uma aba anônima.

O que esse recurso faz é permitir que sua pesquisa ocorra sem levar nenhum histórico em conta. 

Assim, seu teste vai operar o mecanismo de busca de modo totalmente original, como se fosse sua primeira vez e tal como ocorrerá com o cliente que não o conhece.

Tudo isso pode parecer óbvio depois de ter sido explicado assim, mas às vezes é justamente nos aspectos mais óbvios que reside um ou outro segredinho, como algo que pode fazer toda diferença na hora de tentar fazer algo especial.

Aliás, procurar modos de destacar sua clínica no Google já é, em si mesmo, um modo diferenciado de tentar conduzir seu marketing digital. 

Isso porque hoje a internet democratizou demais o acesso a ele, mas isso também aumenta a concorrência.

Dito de outro modo, quando uma empresa de climatização ambientes comerciais tenta implementar esse tipo de estratégia digital, ela encontra todas as portas abertas, mesmo que esteja começando suas atividades por agora.

Isso porque plataformas como o Google são intuitivas e foram mesmo pensadas para acolher qualquer pessoa interessada. 

Algo muito mais acessível do que antes eram os veículos antigos, como televisão, rádio, outdoors e afins.

Por outro lado, essa mesma democratização que permite que qualquer um entre e faça parte, também acaba saturando vários segmentos e tornando a concorrência algo muito maior e muito mais competitivo, daí que seja difícil se destacar na multidão.

Também é por isso que dicas e estratégias se multiplicam na internet, prometendo todo tipo de resultado por meio do marketing digital. 

O mais importante é você verificar se o que está sendo dito tem fundamento e se está bem embasado.

Por exemplo, aqui mesmo nós decidimos trazer as 4 melhores dicas para destacar sua clínica no Google, mas não nos limitamos apenas à prática. Vamos explicar alguns conceitos e características teóricas que são imprescindíveis.

Tanto que algumas delas são universais e independem de seu negócio lidar com indústrias químicas ou vender adesivo de rótulo personalizado

Além disso, também é fundamental explicar a importância do bom posicionamento no Google.

O que esperar disso tudo no curto, médio e longo prazo também faz parte da explicação e do aprofundamento do tema. 

Sem nos esquecermos de que uma das grandes vantagens disso tudo é que hoje os motores de busca se popularizaram bem mais.

Tendo surgido por volta da primeira metade dos anos de 1990, no começo eles tinham outro tipo de funcionamento e acabavam sendo de uso quase que exclusivo por parte de acadêmicos, trabalhos escolares e pesquisas de comportamento.

Com o tempo, porém, o Google começou a implementar algoritmos e parâmetros cada vez mais customizados, elevando a inteligência artificial dos buscadores a um nível nunca visto, como algo que pode ajudar qualquer um em qualquer tipo de busca.

Assim, engana-se muito quem pensa que essas plataformas continuam nichadas. A verdade é que não demorou até as grandes empresas e marcas do mundo perceberem o alto potencial que tinham em mãos, no sentido de canalizar clientes.

De fato, atualmente quando uma pessoa pesquisa algo como cortina para sala sob medida, não é difícil verificar que ela está em momento de compra, de modo que conseguir se destacar nos resultados dela é algo que pode fazer toda diferença.

Comercialmente falando, conseguir ser bem ranqueado nas primeiras páginas é quase que certeza de que seu site receberá muito mais visitantes e interessados.

Com isso gerando mais leads, mais contatos qualificados, mais cotações e mais vendas.

Desta forma, se o seu interesse agora é mergulhar de cabeça em conselhos e conceitos que podem ajudar e muito na hora de destacar sua clínica no Google, entendendo os fundamentos e segredos disso, então basta seguir adiante.

Características e importância

Já vimos que uma das principais características do Google, que é a maior referência no mercado de motores de busca, é que ele tem uma inteligência artificial diferenciada.

Realmente, no começo a concorrência anexava as páginas de resultados com base em data de publicação, segmentos e outros critérios que pareciam os de um livro acadêmico.

O que o Google percebeu é que o realmente importante é levar em conta quem está fazendo a pesquisa. 

Portanto, se a pessoa busca uma padaria, nada melhor do que indicar apenas aquelas que ficam perto de onde ela mora ou de onde fez a busca.

Com o tempo, esses critérios foram se expandindo e tornando a experiência cada vez mais assertiva e mais personalizada. Já existem até parâmetros que fazem leitura semântica para ter certeza de que está entendendo o desejo da pessoa.

Assim, se hoje ela busca por banner impressão digital e amanhã escreve apenas “banner”, a tendência é que o buscador traga primeiramente as opções digitais. Sendo que se a pesquisa do dia anterior não tivesse acontecido, poderiam vir banners físicos.

Portanto, é assim que uma clínica precisa pensar se quiser se destacar. Nesta linha, os pilares das dicas ou estratégias para isso são os seguintes:

  • Criação de conteúdo;
  • Gestão de palavras-chave;
  • Gestão de links internos e externos;
  • Tecnologias mobile e afins.

A importância de levar isso em conta e de aparecer nas primeiras SERP (Search Engine Results Page, ou seja, Página de Resultados de Mecanismos de Pesquisa) tem tudo a ver com o momento que o mercado vive.

Primeiro no sentido de que sua concorrência certamente já está tentando a mesma coisa, então se você demorar demais vai acabar ficando para trás.

Segundo que seu próprio público já está em busca desse tipo de facilidade. São pessoas que nasceram com acesso facilitado ao computador e ao celular, de modo que se você não estiver onde elas estão, também acabará perdendo oportunidades.

  1. O marketing de conteúdo

As maiores marcas do mundo já vinham investindo no inbound e no marketing de conteúdo, ou seja, criando conteúdos originais e ricos como modo de agregar valor ao público-alvo.

Com a disseminação dos grandes buscadores como o Google, isso se tornou ainda mais importante. A grande dica é você escrever cerca de 20 ou 30 artigos sobre os temas fundamentais da sua clínica, pois eles funcionarão com iscas comerciais.

Quando eles se tornarem referência no mundo digital, também sua clínica e sua marca terão ganhado uma importância bem maior, inclusive para o Google.

  1. O papel das palavras-chave

Também chamadas keywords (no original em inglês), as palavras-chave são fundamentais, pois determinam como seu cliente ou paciente em potencial vai encontrá-lo.

Afinal, se ele procura por adesivo freezer, não adianta você inserir outras keywords nos seus artigos, como “adesivo para o freezer da geladeira”.

É preciso ser muito assertivo aqui, levando cada preposição ou conectivo em conta. Para ir bem, use o próprio Google Keyword Planner, que é um recurso gratuito que ajuda você a descobrir quais as principais palavras-chave do seu segmento.

  1. Faça bem o link building

Outra dica de ouro para sua clínica é fazer parcerias com outras clínicas, hospitais e médicos que já tenham destaque no Google.

O mesmo serve para qualquer empresa, a função aqui é que seus artigos ganhem relevo no segmento de câmera de segurança, por exemplo, ou seja, outras plataformas sobre o tema precisam fazer links para seu site.

Com o tempo, quanto melhor você usar os links internos e externos, maior será sua autoridade, de modo que você vai crescendo nas SERP, até atingir o topo e canalizar as melhores oportunidades.

  1. Não pare de evoluir

Um dos maiores traços do Google e da internet como um todo é que ali tudo é muito dinâmico, já que a tecnologia não para.

O maior exemplo são os recursos mobile, como a responsividade, com ela, um site de ar condicionado pode ser aberto tanto pelo computador quanto pelo celular e tablet.

Assim, se a sua clínica implementar também esse recurso, ganhará mais destaque no Google, pois ele leva cada inovação que surge em conta.

Considerações finais

Sendo assim, se antes a televisão e o rádio dominavam os veículos de marketing, hoje o Google é que se tornou a maior vitrine do mundo.

Com os conceitos e os 4 conselhos que trouxemos acima, sua clínica pode dominar as primeiras páginas e com isso canalizar os melhores pacientes e resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.